quarta-feira, 30 de março de 2016

CREME DE COGUMELOS

Há já algum tempo que tínhamos comprado em Espanha um frasco grande de mistura de cogumelos. Não sabia muito bem o que fazer com eles até que me lembrei de experimentar fazer uma sopa. A maior parte das receitas tem natas e eu tive receio que ficasse enjoativa. Fiz algumas pesquisas e optei por uma receita da Vaqueiro que também tem legumes. Ficou simplesmente deliciosa!



Ingredientes para 4 pessoas:

3 fatias finas de bacon
azeite
1/2 de cebola picada
1 cenouras 
1 batata grande
375 g de mistura de cogumelos em frasco (peso escorrido)
cerca de 500 ml de água
cerca de 250 ml de leite
sal
pimenta
noz moscada
Preparação:
Leve as fatias de bacon ao lume numa panela e deixe-as cozinhar sobre lume moderado até estarem douradas e estaladiças. Retire-as e ponha a escorrer sobre papel absorvente.

Coloque o azeite na mesma panela, junte a cebola picada e deixe cozinhar sobre lume brando enquanto pela as cenouras e as batatas e as corta em pedaços pequenos. Junte as batatas e as cenouras já cortadas à cebola, tape e deixe suar sobre lume brando durante cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Entretanto escorra os cogumelos e passe-os por água e junte-os aos restantes legumes. Mexa e deixe cozinhar, tapado, até as batatas e as cenouras estarem macias. Junte um pouco de água a ferver e triture a sopa com a varinha mágica. Adicione o leite e mais um pouco de água até o creme ficar com a consistência que gosta. Tempere com sal, pimenta e noz moscada e deixe retomar fervura.

Pique finamente as fatias de bacon ou corte-as em tiras e sirva com a sopa.
Bons cozinhados! 

8 comentários:

Tânia Tiago disse...

Nunca experimentei fazer sopa de cogumelos. Está deliciosa de aspecto.
Beijinhos

http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

cozinha100segredos disse...

Levo a receita! O meu marido não gosta de cogumelos mas eu gosto é essa sopa tem uma cor e uma textura fantásticas! Beijinhos

O Cantinho dos Gulosos disse...

deve ter um sabor muito bom com os cogumelos.


O Cantinho dos Gulosos

Inês disse...

Gosto muito de cogumelos, sejam eles feitos da forma que forem, e como tal também gosto de um bom creme de cogumelos. Ficou mesmo com bom aspecto, assim com o bacon. :) Beijinhos
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram

São Ribeiro disse...

Adoro cogumelos e achei o teu creme divino.

Prata da casa disse...

Parece bem cremosa e aveludada e deve ficar muito boa.
Bjn
Márcia

Carla Ramalho disse...

Eu sou muito esquisita em relação a sopas e por isso ando sempre atrás de receitas diferentes e esta cativou-me, vou fazer qualquer dia :)
Beijinhos ...
Guloso qb

Unknown disse...

Adoro cogumelos, mas em creme nunca experimentei. Tem bom aspecto <3 Beijinho