quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

GRANOLA

Já há algum tempo que pensava em fazer granola. Já tinha visto várias receitas incluindo uma da Siba. O meu marido também viu e começou a pedinchar! Comprei os ingredientes (alguns, não encontrei todos) e algumas semanas depois arranjei tempo e vontade e saiu esta excelente granola.


Ingredientes:
175 g de aveia
60 g de coco
60 g de sementes de abóbora
50 g amêndoas com pele
125 g de caju
60 g sementes de girassol
80 g de uvas passas
canela em pó

Ingredientes para o xarope:
100 g de mel
50 g de manteiga
25 g de açúcar amarelo
1/2 colher de chá de extracto de baunilha

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte um tabuleiro com manteiga ou spray próprio. Coloque numa taça a aveia, o coco, as sementes de abóbora, as amêndoas, o caju, as sementes de girassol e misture bem. Espalhe a mistura num tabuleiro e polvilhe com canela. Coloque no forno e deixe tostar durante cerca de 15 minutos (a meio retire do forno e volte a misturar).
Entretanto faça o xarope:
Num tacho aqueça o mel, a manteiga e o açúcar durante cerca de 5 minutos. Mexa ocasionalmente. Retire do lume e junte o aroma de baunilha. 

Retire a mistura do forno e junte o xarope. Misture tudo muito bem. Volte a colocar no forno e deixe tostar mais um pouco (10 minutos) até ficar bem dourado e estaladiço.

Retire do forno deixe arrefecer um pouco e junte as passas. Deixe arrefecer completamente antes de guardar num recipiente hermético.

Bons cozinhados!



2 comentários:

cozinha100segredos disse...

Granola caseira é do melhor que há! Nem se compara com a de compra! E podemos fazer com o que mais gostarmos, não há limite para a imaginaçao! Ficou ótima! Beijinhos

São Ribeiro disse...

Por acaso hoje para publicar uma receita de granola.
Nunca comi da de compra mas a caseira é uma verdadeira delicia
A tua ficou uma maravilha