sexta-feira, 25 de novembro de 2016

ARROZ À VALENCIANA

Comprei há algum tempo um tacho próprio para fazer arroz à Valenciana e no último Domingo foi a sua estreia! É um prato que rende bastante.



Ingredientes 6 pessoas:
azeite 
2 cebolas pequenas
1 dente de alho
225 g de lulas em argolas
375 g de tomate

2 cenouras
225 g de ervilhas 

 1 pimento verde
200 g de miolo de mexilhão
300 g de lombelos de porco cortado em cubos 

4 salsichas frescas
450 g de camarão
açafrão
2 chávenas de chá de arroz vaporizado
sal
pimenta

piri-piri
pimentos morrones para decorar


Preparação:
Coza os camarões durante 2 minutos em água temperada com sal, pimenta, piri-piri alho e cebola cortada em quartos. Reserve a água e os camarões. Deixe arrefecer os camarões e descasque-os reservando alguns com casca para decoração.
Colocar o azeite num tacho largo. Picar 1 cebola e o alho. Ligar o lume e deixar estrugir tendo cuidado para o alho não queimar. Junte as lulasem argolas e deixe fritar. Adicione o tomate, sem pele nem sementes, cortado em cubos. Quando o tomate estiver macio, junte as cenouras cortadas em rodelas, as ervilhas e os pimentos verdes cortados em tiras. Junte um pouco de caldo de cozer os camarões. onde previamente diluiu o açafrão. Deixe as cenouras amolecerem e adicione o miolo de mexilhão.
Numa frigideira frite a carne de porco e as salsichas cortadas às rodelas num pouco de azeite. Junte o arroz deixe fritar um pouco e junte a água de cozer o camarão até cobrir o arroz. Deixe cozer um pouco e vá juntado mais caldo. Tenha cuidado para não mexer demasiado o arroz, apenas o suficiente para cozer de forma uniforme. Rectifique os temperos.
Junte o camarão cozido e os pimentos morrones e deixe descansar durante 2-3 minutos e delicie-se.
Bons cozinhados!

2 comentários:

cozinha100segredos disse...

Rende e fica muito apetitoso! Beijinhos

Inês disse...

Antes era um prato que não gostava muito, mas agora já gosto e até fiquei com os olhos brilhantes a olhar para este! :) Beijinhos
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram