O dia começou com bastante nevoeiro e a meio da manhã começaram a cair
algumas pingas. Começamos o dia bem cedo a visitar a Basílica de Sacre-Coeur. Para mim foi uma desilusão. A arquitetura não me
impressionou. No entanto a vista do cimo da Basílica devia ser magnifica.
Decidimos não subir porque, como estava nevoeiro, a visibilidade iria ser
reduzida.
De seguida passeamos pelo Flea Market
da praça Jeu de Balle ,
onde vendem de tudo, até sofás!! Houve ainda tempo para visitar a igreja de São Nicolau,
passear mais um pouco pela cidade e deliciarmo-nos com um último gaufre!!
Gostei bastante da viagem e adorei especialmente Gent!!
O tempo continuou esteve óptimo na terça e quarta-feira! Muito sol e temperatura
muito agradável, tendo apenas caído algumas pingas na terça-feira.
Quando chegamos a Bruxelas compramos na Markt
o Brussels Card para 48 horas e assim
aproveitamos para visitar alguns museus e utilizar livremente os transportes.
Na terça-feira começamos por visitar o Centro Belga de Banda Desenhada.
De
seguida visitamos o Museu da Cidade na Markt.
O museu descreve a historia da cidade e contém o guarda-roupa do Manneken Pis!!! E tradição quando um
chefe de estado visita a cidade oferecer um traje típico do seu pais!! Já tem
cerca de 400, incluindo vários portugueses!
Da parte da tarde começamos por visitar o Museu do Cacau e do Chocolate. A
visita inclui uma demonstração e pequena prova.
Seguimos para o Museu Charlie,
pequeno mas curioso museu.
Visitamos a Catedral de Bruxelas que é lindíssima e contém uma imagem da
Sra. de Gudula.
Na quarta-feira começamos o dia no Museu dos Instrumentos Musicas, situado
num belíssimo edifício de Arte Nova. Por dentro junto a muitos dos instrumentos
era possível, através do áudio guia ouvir os seus sons. Continha pelo menos um
instrumento oriundo de Portugal: um cavaquinho!
De manhã houve ainda tempo para visitar o Museu de Arte Antiga, situado num edifício
muito bonito e imponente!
De tarde visitamos a casa de Horta. Tanto a casa como o mobiliário foram
desenhados por Horta. Gosto bastante de Arte Nova. Achei o edifício bastante
interessante, embora tenha ficado com pena do jardim não estar devidamente
arranjado.
O dia terminou com fish and chips
no Bia Mara e um Gaufre com chocolate, claro!!
Sei que no Verão a sopa não é apreciada pela maioria das pessoas, mas cá em casa ela nunca falta, mesmo com calor. A receita foi adaptada daqui. Aqui deixo uma sugestão.
Ingredientes: 500 g de grão de bico em lata 100 g de abóbora 1 cebola 150 g de couve de bruxelas azeite sal
Preparação: Numa panela coloque o grão de bico escorrido, a abóbora cortada em cubos, a cebola cortada em cubos e cubra com água. Deixe cozer. Quando estiver cozida passe com a varinha mágica. Corte as couves de bruxelas a meio, coloque-as na panela para cozerem. Quando estiverem cozida tempere com sal e junte o azeite.
Não gosto de desprediçar comida e por isso tento aproveitar as sobras e trasnformá-las. Fiz esta receita para aproveitar um resto de frango assado e um resto de chouriço que estavam no frigorífico.
Ingredientes: restos de frango assado 170 g de requeijão de alecrim mistura de ervas aromáticas secas picadas alho em pó pimentão doce pimenta 1 colher de sopa de maionese 1/4 de chouriço de carne 1 cacetinho
Preparação: Abrir o cacetinho a meio e torra-lo ligeiramente. Partir o chouriço em cubos e saltea-lo numa frifideira anti-aderente. Reservar. Picar o frango grosseiramente e mistura-lo com a maionese, o requeijão, a mistura de ervas, o alho em pó, o pimentão doce e a pimenta. Barrar o pão com a mistura de requeijão e dispôr o choriço por cima. Sirva de imediato.
Aqui fica mais uma receita da festa de aniversário do J. Ficou bastante leve e agradável.
Ingredientes: 1 lata de maracujá com pevides 1 lata de maracujá sem pevides 1 lata de leite condensado 3 iogurtes naturais 4 folhas de gelatina
Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Numa taça misture a polpa de maracujá, o leite condensado e os iogurtes. Entretanto derreta no micro-ondas as folhas de gelatina com um pouco de água. Junte o preparado anterior e mexa bem. Leve ao frigorífico durante pelo menos 3 horas.
Para participar no desafio lançado pelo Selminho resolvi fazer este crumble. A receita foi adaptada desta da Nigella. Ficou muito bom!
Ingredientes para o recheio: 750 g de morangos 2 maças 40 g de açúcar 40 g de farinha de amêndoa sumo de limão
Ingredientes para a cobertura: 110 g de farinha de trigo 1 colher de chá de fermento 75 g de manteiga bem fria 100 g de amendoas picadas grosseiramente 75 g de açúcar amarelo
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Parta os morangos a meio e as maças em quartos, retirando os caroças mas mantendo a casca. Coloque-os numa tarteira redonda e polvilhe-os com açúcar e a farinha de amêndoa. Regue com umas gotas de sumo de limão. Com a ajuda de uma colher misture todos os ingredientes. Para a cobertura coloque afarinha, o fermento, o açúcar no robot de cozinha. Junte a manteiga cortada em cubos e triture até ficar com aspecto de areia grossa. Junte a amêndoa e misture com um garfo. Cobra os morangos e as maças com esta mistura e leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até ficar dourado.
Preparação: No copo da varinha mágica colocar a banana partida às rodelas e os morangos em pedaços. Junte o leite suficiente para cobrir a fruta e triture tudo com a ajuda da varinha mágica e acrescente leite (se necessário) para atingir a textura necessária. Bons cozinhados!
Cá em casa temos por hábito, ao Domingo à noite, confeccionar uma refeições simples e rápidas. Num destes últimos Domingos fiz esta pizza.
Ingredientes: massa para pizza azeite polpa de tomate 2 figos 1 bola de mozzarella fresca 4 fatias de presunto óregãos rúcula
Preparação: Estenda a massa num tabuleiro de forno e unte-a com azeite. Por cima coloque a polpa de tomate e espalhe-a pela base. Disponha os figos às rodelas e a mozzarella desfeita com as mãos. Polvilhe com óregãos. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 15 minutos. Retire e coloque as fatias de presunto e por fim a rúcula e sirva-se.
Começa o mês e é dia do Desafio Dia UM... na Cozinha em que eu tanto gosto de participar. Desta vez o ingrediente escolhido foi o peixe, e eu resolvi uma sopinha de pescada e camarão. Escolhi este prato porque cá em casa gostamos bastante de sopa de peixe!
Ingredientes para 4 pessoas:
- 2 postas de pescada (usei 1 rabo e uma posta pequena) - 1 cebola pequena - azeite - 2 tomates bem maduros (utilizei vários tomates cereja que tinha congelados da colheita do ano passado) - 100 g de miolo de camarão - massa (usei de letras mas acho que ficava melhor com cotovelos, mas eu não tinha) - sal - coentros picados
Preparação: Cobrir o fundo de uma panela com azeite, picar a cebola, juntar ao azeite e deixar refogar um pouco. Pelar os tomates, pica-los e juntar à cebola. Deixar cozinhar um pouco e mexer ocasionalmente. Passar com a varinha mágica e acrescentar água quente. Quando ferver juntar o peixe e deixar cozer. Quando o peixe estiver cozido retirar e limpar de peles e espinha. Reserve o peixe desfeito em pedaços não muito pequenos. Juntar as espinhas do meio ao caldo e deixar ferver mais um pouco. Acrescentar mais um pouco de água (se necessário). Retirar as espinhas. Juntar a massa e deixar cozer durante 10 minutos. A 2 minutos do final da cozedura acrescente o peixe e o miolo de camarão. Tempere com sal. Sirva a sopa polvilhada com coentros picados e acompanhada de umas fatias de pão torrado.