Este doce é um pouco demorado, mas compensa. Esta foi a primeira vez que o fiz e espero utiliza-lo em diversas sobremesas.
Este foi feito com uma chila, entretanto já tenho mais duas em fila de espera!!
Colocar a chila num saco de plástico, fecha-lo e atirar a chila ao chão até esta se partir. Pelo que li em vários blogs e no FB não se deve utilizar faca uma vez que a chila oxida em contacto com o metal.
Retirar as sementes e os filamentos mais amarelos. Passar a abóbora por água até deixar de fazer espuma. Deizar de molho uma horas e cozer a abóbora em água com um pouco de sal durante 40 minutos. Escorrer, retirar a casca (sai com facilidade) e desfiar o melhor possível a chila. Deixar de molho entre 24 a 48 horas (quanto mais tempo ficar mais branca fica).
Escorrer a chila o melhor possível. Num tacho colocar os filamento, o açúcar (80% do peso da chila escorrida), um pau de canela e uma casca de limão. Deixar ferver até a água desaparecer completamente (30-40 minutos).
Colocar o doce em frascos devidamente esterilizados.
Há muito que este prato tipcamente brasileiro me suscitava curiosidade. Num dos últimos Domingos foi o nosso almoço! Está aprovado! A receita foi adaptada do site da Vaqueiro.
Ingredientes para 2/3 pessoas: 2 chávenas de chá de miolo de camarão sal pimenta sumo de limão 1/2 cebola picada 3 dentes de alho 1/2 lata de tomate em pedaços azeite 3 colheres de sopa de coentros picados 2 dl de leite de coco 1 colher de sopa (bem cheia) de gordura de palma (óleo de dendém) 1/2 malagueta Preparação: Tempere os camarões com sal, pimenta e sumo de limão. Leve a cebola e os dentes de alho, descascados e picados a refogar num tacho com o azeite. Quando a cebola estiver macia junte o tomate em pedaços e deixe cozinnhar um pouco. Adicione os coentros picados, o leite de coco, a gordura de palma e a malagueta cortada em rodelinhas. Reduza o calor e deixe apurar durante uns minutos, mexendo de vez em quando. Junte o camarão e deixe levantar fervura. Acompanhe com arroz branco solto.
Esta foi a primeira vez que utilizei ruibarbo. É um pouco diferente ainda me estou a habituar ao sabor, mas gostei da combinação com maças e morangos. Esta receita foi confeccionada para participar no passatempo de comemoração do 1º aniversário do blog Emoção às Colheradas. Fiz algumas pesquisas e fiz assim:
Ingredientes: 250 g de morango lavados e sem pé 150 g de talos de ruibardo 3 maças pequenas 125 g de açúcar amarelo sumo de meio limão 75 g de farinha de trigo 100 g de manteiga sem sal fria 2 colheres de amêndoa picada grosseiramente
Preparação: Descarcar as maças, partir em pedaços e reservar em água misturada com um pouco de sumo de limão. Cortar os talos do ruibarbo em pedaços com cerca de 1-2 cm. Partir os morangos em quartos. Num recipiente que possa ir ao forno e ao micro-ondas colocar as frutas e polvilhar com 50 g de açúcar. Levar ao micro-ondas durante cerca de 7-8 minutos na potência máxima. No robot de cozinha colocar a farinha, o restante açúcar (75 g) e a manteiga em cubos. Misturar tudo até formar uma areia grossa. Juntar a amêndoa picada. Cobrir o preparado anterior com esta mistura e levar ao forno quente (180ºc) até ficar dourada. Bons cozinhados!
Esta receita de quiche foi adaptada de uma receita que vinha na Dicas da Semana (folheto já antigo).
Ingredientes: massa folhada ou quebrada 1 queijo fresco médio 1 courgette pequena 1 alho francês 2 cenouras médias 1 lata de cogumelos laminados 1/2 pimento 100 g de azeitonas 1/2 cebola azeite 5 ovos 2 dl leite sal pimenta
Preparação: Corte a parte branco do alho francês em rodelas e lave muito bem. Descasque a cenoura e a cebola. Rale as cenouras e a courgette. Corte a cebola em meias-luas fininhas. Leve ao lume num tacho o azeite e a cebola. Deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Junte o alho francês, misture e deixe cozinhar até perder volume. Junte a cenoura, a courgette, o pimento cortado em tiras e os cogumelos escorridos. Misture e deixe cozinhar até que todo o líquido evapore. Retire o caroço às azeitonas, corte-as em pedaços e junte-as à mistura anterior. Tempere com sal e pimenta. Desligue e desxe arrefecer. Ligue o forno a 180ºC. Forre uma forma de tarte com a massa. Pique a massa com um garfo e espalhe a misture de legumes e o queijo cortado em cubos pequenos Bata os ovos com o leite, tempere com sal e pimenta e deite sobre a mistura. Leve ao forno durante 30-40 minutos.
Tinha comprado uma embalgem de gnocchi há já algum tempo mas ainda não tinha exprimentado, aliás nunca tinha sequer exprimentado comer. Fiz e fiquei fã. Da proxima vez vou arriscar fazer os gnochi do zero! Com esta receita participo no desafio do blog Aproveitar a Vida.
Ingredientes: 500 g de gnocchi azeite 1/2 cebola picada 2 dentes de alhos picados 3/4 de tomate em lata em pedaços água qb 7 cogumelos médios 12 azeitonas descaroçadas óregãos sal
Preparação: Colocar num tacho a cebola picada e o azeite e deixar a cebola ficar transparente. Juntar o tomate em pedaço, o alho picado e deixar cozinhar um pouco. Juntar um pouco de água e triturar com a ajuda da varinha mágica. Partis os cogumelos em quatro e juntar ao molho. Juntar as azeitonas em pedaços e deixar cozinhar um pouco. Entretanto levar uma panela ao lume com água temperada com sal. Quando ferver colocar os gnocchi e deixar cozer. Quando vierem todos à superficie estão prontos. Juntar ao molho, polvilhar com óregãos e servir. Este foi o acompanhamento de uns bifinhos de frango.
Num dos últimos fim-de-semanaa fiz marmelada pela primeira vez. Normalmente a minha mãe fazia e oferecia-me 1 ou 2 tijelas, desta vez resolvi fazer eu. É extremamente simples!! Cerca de 2 kg de marmelos já preparados, foi o suficiente para 6 tijelas. Com esta receita participo na 8ª Edição da escolha de um ingrediente do Blog da Susy. O blog anfitrião desta edição é o blog Sabores Leves.
Ingredientes: 1 kg de mamelos sem caroços e sem as partes mais escuras da casca 800 g de açucar 3 colheres de sopa de água 1 pau de canela
Preparação: Depois de preparados os marmelos devem ser cortados em pedaços de tamanho médio. Coloca-los na panela de pressão e juntar os restantes ingredientes. Deixar cozer 10 minutos (depois de ferver). Desligar o fogão e deixar descançar durante 15 minutos. Retirar tuda a pressão da panela e abrir. Retirar o pau de canela. Com a ajuda da varinha mágica triturar os marmelos. Dispôr o doce em tigelas. No dia seguinte recortar circulos de papel vegetal e unta-los com água-ardente. Fazer aderir os circulos à marmelada e deixar secar ao sol durante uns dias. Depois é só deliciarem-se!!
Os brunchs de Domingo parece que vieram para ficar. Esta receita fez parte do último que fizemos cá em casa. A inspiração veio, mais uma vez, do site da Vaqueiro.
Ingredientes para 2 pessoas: 2 fatias de pão rústico 3 cogumelos grandes 20 g de amêndoas grosseiramente picadas azeite alho em pó 1 colher de café de caril 4 pedaços de tomate seco sal pimenta 2 ovos 1 punhado de folhas de espinafres
Preparação: Leve uma frigideira ao lume com as amêndoas e deixe-as alourar. Lave os cogumelos, enxugue-os bem e pique-os em pedaços. Retire as amêndoas da frigideira e reserve-as. Deite azeite numa frigideira, junte o caril e mexa. Deixe fritar um pouco. Junte os cogumelos e o tomate seco cortado em tiras finas. Deixe saltear até a água que os cogumelos libertarem se evaporar completamente. Junte os espinafres e deixe murchar. Tempere com sal e pimenta. Frite os ovos e reserve. Entretanto, torre as 2 fatias de pão e espalhe a mistura de cogumelos e espinafres. Por cima disponha os ovos. Sirva de imediato.
Há algumas semanas atrás, numa pequenas férias que fizemos, comemos em Tavira uma deliciosa sopa do mar servida em pão! Fiquei com a certeza que tinha de experimentar fazer uma igual (ou parecida). Pesquisei várias receitas e num dos últimos Domingos fiz assim:
Ingredientes para 5/6 sopas: cabeça de pescada (ou outro peixe de porte grande) alho francês 1 folha de louro 1 colher de chá de tomilho seco salsa picada 1/2 cebola sal 1 dente de alho 1 tomate maduro 2 colheres de sopa de polpa de tomate 1/2 cubo de caldo de peixe ou marisco 1 chávena de chá de miolo de ameijoa 1 chávena de chá de miolo de camarão Preparação: Coza a cabeça de pescada juntamente com a cebola, a parte verde do alho francês, o louro, o tomilho, a salsa e um pouco de sal, durante 12 minutos. Quando terminar retire a cabeça de pescada e deixe arrefecer um pouco. Coe o caldo e reserve-o. Leve ao lume um fio de azeite juntamente com o restante alho francês, o dente de alho picado, o tomate pelado e em pedaços e deixe refogar um pouco. Entretanto limpe o peixe de pele e espinha e reserve. Junte a polpa de tomate e o caldo que tinha reservado ao refogado. Adicione o caldo, o miolo de ameijoa e o miolo de camarão. Deixe levantar fervura. Sirva bem quente com pão torrado.
O segredo da francesinha está no molho. O molho que utilizei estava congelado e sobrou de umas que compramos no Restaurante Charco em Rio Tinto, que é famoso pelas suas francesinhas. O molho tem camarão e é óptimo!
Ingredientes para duas pessoas: 4 fatias de pão de forma 2 bifes de vitela bem finos 2 fatias de fiambre 1 salsicha fresca 150 g queijo fatiado molho para francesinhas
Preparação: Grelhar a salcicha e cortá-la a meio e depois no sentido do comprimento. Grelhar os bifes e cortá-los a meio. Torrar o pão. Num fundo de um prato de sopa colocar uma fatia de pão, por cima a fatia de fiambre, depois metade do bife, de seguida 1 fatia de queijo, por cima a outra metade do bife, metade da salcisha e por fim o pão. Cobrir com fatias de queijo e espalhar o molho por cima. Proceder da mesma forma para a outra francesinha. Levar ao forno para derreter o queijo e sirva de imediato acompanhada de batatas fritas.
Adoro chocolate, ou melhor, sou viciada em chocolate, mas os pudim em geral não se seduzem muito! Este é uma das excepções! Ficou óptimo! A receita retirei-a da internet já há algum tempo, mas não a consegui encontrar novamente. As minhas desculpas à autora.
Ingredientes: 1 lata de leite condensado 4 colheres de sopa de cacau em pó 3 ovos 1 lata de leite caramelo líquido
Preparação: Misture muito bem todos os ingredientes (excepto o caramelo). Unte uma forma de pudim com o caramelo e coloque lá dentro o preparado. Coza o pudim em banho-maria durante 50 minutos. Retire a forma da panela e deixe o pudim arrefecer totalmente. Desenforme para um prato fundo e sirva frio.
Não aprecio bacalhau, mas certas receitas em que o dito está um pouco "disfarçado", são bastante do meu agrado. Esta é uma delas. Resolvi incluir grelos, ingrediente que não é habitual neste prato, simplesmente porque os tinha no congelador a precisar de serem usados :) Acho que tornou o prato mais bonito.
Ingredientes para 6 pessoas: 5 postas de bacalhau demolhado 3 cenouras grandes 1 cebola 2 dentes de alho 3 pães leite qb 100 g de grelos congelados azeite q.b. 800 ml de molho bechamel pimenta q.b. queijo ralado qb
Preparação: Rale as cenouras e pique a cebola e os dentes de alho no robot de cozinha. Leve tudo a refogar num tacho com um pouco de azeite. Leve o bacalhau ao micro-ondas durantes uns minutos. Tire a pele e lasque-o. Junte o bacalhau ao refogado. Entretanto demolhe o pão partido em pedaços em leite quente e triture no robot de cozinha até obter uma pasta. Junte o pão e os grelos ao preparado anterior e envolva bem. Adicione 500 ml de molho bechamel. Tempere com pimenta e envolva tudo muito bem. Coloque a mistura num tabuleiro de ir ao forno e cubra com o restante bechamel. Polvilhe com o queijo ralado. Leve a forno quente (200ºC) até ficar dourado. Sirva com salada de alface.
Às terças e quintas tenho piscina ao final do dia. Quando chego a casa procuro cozinhar coisas simples e leves. Esta foi uma das últimas coisas que fiz.
Ingredientes para 2 pessoas (1 tortilha pequena): 1/4 de cebola picada miudinha 5 tiras de pimento (cortar em quadrados) 3 rodela de salpicão cortado em cubos pequenos 1 mão cheia de espinafres congelados 3 cogumelos brancos grandes 4 ovos azeite sal
Preparação: Numa frigideira colocar um pouco de azeite, a cebola picadinha e o pimentos em quadrados. Deixar refogar um pouco, mexendo ocasionalmente. Quando a cebola estiver transparente e o pimento a ficar cozinhado, junte o salpicão. Junte os espinafres e mexa. Numa taça bata os ovos com um pouco de sal. Junte os ovos ao preparado da frigideira e deixe cozinhar em lume brando. Quando já estiver a parte de baixo dos ovos estiver coagulada vire a tortilha (eu deslizei a tortilha para um prato e depois virei-a ao contrário novamente para a frigideira). Deixe cozinhar mais um pouco e sirva-se.
Um brunch ao Domingo começa a tornar-se um hábito cá em casa! Mais uma vez de uma forma simples se fez uma refeição bem agradável. Da ementa constou: iogurte natural com cereais e sultanas, sumo de frutas, leite com chocolate e café, cogumelos salteados (deliciosos!), torradas com manteiga e croissants mistos!!
Este prato recorda-me a minha infância. Era um prato que a minha mãe fazia muitas vezes e eu, que não aprecio bacalhau, gostava bastante.
Ingredientes para duas pessoas: 1 posta baixa de bacalhau demolhada 1 chávena de arroz um raminho de salsa alho em pó 1/2 cebola azeite
Preparação: Cozer a posta de bacalhau e reservas a água da cozedora. Lascar o bacalhau. Cobrir o fundo de um tacho com azeite. Picar a cebola e juntar ao azeite. Deixar refogar. Juntar o alho em pó o arroz. Mexer e deixar fritar um pouco. Juntar o triplo do volume do arroz de água de cozer o bacalhau. Deixar o arroz cozer e quando estiver quase cozido juntar o bacalhau. Deixar a cozedura terminar e juntar a salsa picada.
Adoro este prato! E agora com esta chuva, sabe tão bem!!
Ingredientes para 2 pessoas: arroz vaporizado 500 g de cubos de tamboril congelados 8 camarões pimento piri-piri água azeite cebola 1 dente de alho louro 1 tomate maduro pelado Coentros picados
Preparação: Coza os camarões em água temperada com sal e reserve a água. Cobra o fundo de um tacho com azeite. Pique a cebola e o alho e deixe refogar um no azeite. Junto o tomate pelado em pedaços e mexa. Deixe refogar. Junte os cubos de tamboril e o pimento cortado em quadrados e deixe cozinhar. Retire o peixe e reserve. Junte 3 chávenas de chá de caldo de cozer os camarões (se não tiver caldo suficiente complete com água) e deixe levantar fervura. Retifique os temperos e junte um pouco de piri-piri. Junte 1 chávena de arroz vaporizado e deixe cozinhar. Quando estiver praticamente cozido junte o peixe e o camarão. Sirva de imediato salpicado com os coentros.