domingo, 21 de julho de 2013

GELADO DE PÊSSEGO E MEL - DORIE ÀS SEXTAS

Mais uma receita proposta no grupo Dorie às Sextas! Ficou com demasiado sabor a mel (não sou grande apreciadora), da próxima vez vou substituir por açucar. Acrescentei com pedaços de lingua da sogra :)



Ingredientes:
- 4 pêssegos maduros;
- ¼ chávena de mel;
- 1 chávena de leite gordo;
- 1 chávena de natas;
- 3 gemas de ovo de ovos grandes;
- ½ chávena de açúcar;
- 2 colheres de chá de baunilha.

Preparação:

Cortar 2 dos pêssegos em pedaços pequenos e colocá-los numa panela pequena. Juntar o mel, levar ao lume e quando ferver, baixar o lume, tapar a panela e deixar amaciar a fruta cerca de 10 minutos. Colocar o preparado num liquidificador ou processador e reduzir a puré. Reservar.
Misturar o leite e as natas e levar ao lume até levantar fervura.
Entretanto, misturar as gemas com o açúcar numa tigela refractária e mexer com uma vara de arames. Verter lentamente sobre esta mistura o leite e natas fervidos e ainda quentes, mexendo sempre para não talhar as gemas. Deve-se deitar metade do líquido, mexer e só depois se deve deitar a outra metade, muito lentamente. Deitar a mistura numa panela e levar ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Voltar a deitar a mistura numa tigela refractária e nessa altura adicionar a baunilha e o puré de pêssego que havia sido reservado.
Refrigerar o preparado. Quando estiver bastante fresco vertê-lo para a cuba da máquina de gelados e proceder seguindo as instruções do fabricante.
Partir em cubos pequeninos os restantes pêssegos (2) e juntar ao gelado quando este já estiver com consistência espessa.
Quando pronto na máquina de gelados, levar ao congelador mais cerca de 2 horas em caixa fechada, até que esteja pronto para ser retirado com a colher.

Bons cozinhados!

1 comentário:

Isabel Figueiredo disse...

Olá Lua,
o teu gelado ficou muito cremoso, tem uma cor linda. Pois, já vi que houve mais dories a dizerem o mesmo em relação ao mel.
Já cusquei o teu cantinho :)
Bjns
Isabel