sexta-feira, 22 de março de 2013

MOLHO DE TOMATE II

Vi esta receita no blog da Bombom e tive que experimentar. Não a fiz exactamente da mesma forma mas muito semelhante. Ficou um molho bastante aromático.
A receita foi suficiente para 4 frascos.


Ingredientes:
1 dl de azeite virgem
5 dentes de alho
3 cebolas médias
1,2 kg de tomates (sem pele)
1 folha de louro
1 colher de café de salsa seca
1 colher de café de tomilho seco
a colher de café de óregãos secos

sal e pimenta, qb.
1 colher de chá de açúcar amarelo

Preparação:
Leve ao lume um tacho com o azeite, o alho picado e a folha de louro. Deixe aquecer durante uns 3 minutos e junte logo a cebola picada e deixe refogar por alguns minutos até começar a ficar transparente. Junte o tomate sem pele.
Quando levantar fervura, acrescente as ervas aromáticas, o sal, o açúcar e a pimenta moída na altura. Tape, ponha em lume brando e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Ao fim de cerca de 1/2 hora, verifique a cozedura. Se achar muito líquido, tire a tampa e deixe ferver por mais algum tempo.
Retire do lume e reduza a puré com a ajuda da varinha mágica. Leve novamente ao lume e deixe levantar fervura.

Colocar em frascos esterilizados e pasteurizar conforme a Joana Roque explica aqui.


 

1 comentário:

Bombom disse...

Obrigada por teres confiado na "minha" receita (aprendi com as primas lá da aldeia). O bom das receitas, é que são como os Contos em que acrescentamos sempre um ponto. Cada um adapta ao seu gosto pessoal ou aos ingredientes que tem à mão e nunca fica igual, mas fica sempre bom.
O melhor de tudo é que ficamos com um Molho de Tomate em Conserva sempre pronto a utilizar e a servir, sem corantes nem conservantes que tão mal fazem à nossa saúde.
Para simplificar a tarefa de cozinhar, podes usar nas Pizzas, nas Massas, nos refogados, para fazer arroz sem teres de fazer outro refogado, para juntar à marinada da carne ou do peixe para assar, etc.
Bjs. Bombom